Convidados
Convidados Internacionais


Antonio Alberto Hernández Reyes
Doutor em Medicina, Mestre em Saúde Pública e atualmente doutor em Ciências da Saúde pela Universidade de El Salvador. É coordenador do núcleo centro-americano do Grupo de Trabalho Internacional sobre Saúde e Soberania em Saúde da CLACSO. Pesquisador associado à FLACSO El Salvador

David Pavón-Cuéllar
Profesor Titular en la Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo. Miembro del Sistema Nacional de Investigadores de México. Doctor en Filosofía por la Universidad de Rouen. Doctor en Psicología por la Universidad de Santiago de Compostela.

Francisco Ortega
Francisco Ortega é professor titular do Instituto Catalão de Pesquisa e Estudos Avançados (ICREA) no Centro de Pesquisa em Antropologia Médica (MARC) da Universidade Rovira I Virgili, em Tarragona, professor colaborador do Instituto de Medicina Social da UERJ

Gonzalo Basile
Epidemiólogo y cientista social, PhD Salud Internacional (UAB, España) y Posgraduado “Economía y Políticas de Salud” London School of Economics and Political Science (LSE, UK). Director Programa Salud Internacional FLACSO Rep. Dominicana. Coord. GT Salud Internacional y Soberanía Sanitaria CLACSO.

Mauro Serapioni
Mauro Serapioni é doutor em Sociologia pela Universidade de Barcelona (2003) e investigador sénior e docente do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Suas áreas principais de pesquisa incidem sobre os temas da Participação nos sistemas de saúde e das Desigualdades sociais e saúdeConvidados Nacionais


Abel Rodrigues dos Santos
Abel Santos, 32 anos de idade, vice-presidente da ATAM DF, presidente do Instituto Rueira, motofretista desde 2012 e trabalhador por aplicativo desde 2016.

Adelina Maria Melo Feijão
Graduada em Serviço Social pela UECE. Mestra em Saúde Pública pela UFC. Servidora Pública Federal, lotada na Auditoria-Geral do SUS. Experiência com docência de 2004 a 2010 da Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará FAECE, nas disciplinas de Políticas de Saúde e Metodologia do Trabalho Científico.

Adelyne Maria Mendes Pereira
Enfermeira, mestre e doutora em Saúde Pública, com pós doutorado em Saúde Global. Professora e pesquisadora na Escola Nacional de Saúde Pública, Fiocruz. Membro da Comissão de Políticas, Planejamento e Gestão da ABRASCO e do Grupo de Trabalho em Saúde Internacional e Soberania Sanitária da CLACSO.

Adriana Miranda de Castro
Doutora em Saúde Coletiva, Professora PPG Saúde da Crinça e da Mulher/IFF/Fiocruz, Coordenadora de Promoção da Saúde/VPAAPS/Fiocruz

Agripino Celso Guerreiro Barbosa Filho
Formado em Administração pela Universidade Federal de Alagoas, Especialista em Gestão Pública em Saúde pela Fiocruz, servidor público federal desde 2010, atua na Auditoria do SUS desde 2016.

Alexandre Branco Pereira
Doutorando em antropologia social (UFSCar) e professor da pós-graduação na PUC-MG. É grantee da Wenner-Gren Foundation e foi fellow do Institute for Development Studies da University of Sussex. É coordenador da Frente Nacional pela Saúde de Migrantes e do Observatório Saúde e Migração.

Alexandre da Silva
Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania(MDHC) Especialista em Gerontologia e Mestre em Reabilitação(Unifesp) Doutor em Saúde Pública(USP) Prof. Faculdade de Medicina de Jundiaí(FMJ) Membro GT Envelhecimento e Saúde Coletiva e GT Racismo e Saúde


Alexsandra Rodrigues
educadora popular, militante do movimento sem terra. assentada da reforma agrária

Alexsandra Rodrigues de Lima
Sou Alexsandra Rodrigues de Lima militante do movimento sem terra, direção no setor de saúde, educadora popular, assentada da reforma agrária, assistente social. agente popular de saúde.

Aluízio de Azevedo Silva Júnior
Formação inicial em comunicação social - jornalismo e ciências sociais (ambas pela UFMT). Especialista em Cinema, mestre em educação e Doutor em Informação e Comunicação em Saúde (Fiocruz-RJ). Atualmente pós-doutorando do Laboratório de Comunicação e Saúde (LACES) da Fiocruz. Cigano da etnia Kalon.

Amanda Dourado Souza Akahosi Fernandes
Professora adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e do Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar (PPGTO). É integrante da Rede Nacional de Pesquisas em Saúde Mental de Crianças e Adolescentes, criada em 2020.

Amanda Leite Novaes
Estudante de Pós-graduação em Saúde Coletiva pela UFBA, onde integra os grupos de pesquisa Contempleduca; Comunicação e Saúde, desenvolvendo estudos sobre as Práticas Contemplativas no Ensino Superior, assim como, as Danças Circulares no âmbito das PICS e na relação Universidade-Sociedade. Docente da UEFS.

Amanda Schoenmaker
Coordenadora do CECCO Arte de Ser em Rio Branco/AC, Cientista social (USP), especialista em Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Gênero e Relações Étnico-Raciais (UFOP), artista e produtora cultura independente, membra da FASM e da Coletiva Nacional de Mulheres e Saúde Mental Antimanicomial.

Ana Angélica Martins da Trindade
Doutora em Sociologia, professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social, colaboradora do Programa de Pós-graduação Saúde, Ambiente e Trabalho (Faculdade de Medicina /UFBA), realiza pesquisas na área da Sociologia da Saúde, Saúde Coletiva, Saúde do Trabalhador, Decolonialidade.

Ana Cristina Reis
Mulher, mãe, parda, 53 anos, sanitarista, doutora em ciências da saúde pela ENSP/Fiocruz. Professora-pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz. Líder do Grupo de Pesquisa Informações e Registros em Saúde. Tem experiência na área de sistemas de informação e avaliação em saúde

Ana Kalliny de Sousa Severo
Possui graduação e Mestrado em Psicologia (UFRN), e Doutorado em Saúde Coletiva (UNICAMP). Professora Adjunta do Departamento de Saúde Coletiva (UFRN). Integra o Observatório de Saúde Mental (UFRN) e o Diretório Análise Institucional e Saúde Coletiva (UNICAMP).

Ana Karina Brenner
Professora associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora do Observatório Jovem do Rio de Janeiro/UERJ. Conselheira do Conselho Estadual de Educação (mandato 2020-2024).

Ana Lucia Abrahao da Silva
Doutora em Saúde Coletiva, Professora Titular UFF, Pesquisadora CNPq, Membro do Comitê Científico da Rede de Pesquisa RechercheAvec, Líder do Grupo Gestão e Trabalho em Saúde, Membro do Grupo de Pesquisa Análise Institucional e Saúde Coletiva e da Linha de Pesquisa em Micropolítica em Saúde.

Ana Paula de Andrade Lima Viana
Enfermeira arteterapeuta coordenadora do Grupo Curumim Atua na formação comunicação mobilização e incidência política no campo da saúde sexual e reprodutiva Colabora com construção políticas públicas saúde desde 1990 Integra Comitês de estudos Prevenção da Mortalidade Materna de Recife e Pernambuco.

Anahi Guedes de Mello
Antropóloga, pesquisadora da Anis - Instituto de Bioética e do Núcleo de Estudos sobre Deficiência da UFSC; membro do Comitê Deficiência e Acessibilidade da Associação Brasileira de Antropologia e do GT Estudios Críticos en Discapacidad do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO).

Andre Luiz da Silva Sobrinho
Doutor em Ciências Sociais (PUC Rio) e mestre em Educação (UFF). Desenvolve pesquisas, ações educativas e gestão de projetos nos temas: juventudes e políticas públicas; gerações, movimentos sociais e saúde coletiva. Tecnologista em Saúde Pública na Fundação Oswaldo Cruz, coordena a Agenda Jovem Fiocruz.

André Luiz Machado das Neves
Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade do Estado do Amazonas - UEA e do Doutorado em Saúde Pública na Amazônia em associação Fiocruz/UEA/UFAM.


Ariadna Patricia Estevez Alvarez
Professora-pesquisadora do Grupo de Trabalho em Saúde Mental da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz. Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Militante antimanicomial e integrante do Fórum Permanente dos Centros de Convivência do Rio de Janeiro.

Arissana Braz Bomfim de Souza
É Artista Visual e professora no Colégio Estadual Indígena Coroa Vermelha. Integra o grupo de pesquisa sobre a cultura do povo Pataxó- ATXÔHÃ. Possui graduação em Artes Plásticas, mestrado em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia e atualmente é doutoranda em Artes Visuais.

Arthur Almeida de Medeiros
Fisioterapeuta, Mestre e Doutor em Saúde e Desenvolvimento, e Pós-Doutor em Saúde Coletiva. Docente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com experiência nas áreas de Epidemiologia; Atenção Primária à Saúde; Saúde das Pessoas com Deficiência; Saúde das Pessoas Idosas, e Iniquidades em saúde

Àquilas Nogueira Mendes
Livre-Docente em Economia Política da Saúde pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutor em Ciencias Sociales pela Universidad Autónoma Metropolitana, Campus Xochimilco, México. Doutor em Economia pela UNICAMP. Membro do GT de Economia Política da Saúde da ABRASCO.

Bárbara Costa Andrada
Psicóloga (UFRJ) e doutora em Saúde Coletiva (IMS/UERJ). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas de Saúde Mental (NUPPSAM/IPUB/UFRJ). Integrante da Rede de Pesquisas em Saúde Mental de Crianças e Adolescentes (RedePq-SMCA) e do Despatologiza - movimento pela despatologização da vida.

Bárbara Morais Santiago Freitas
Doutoranda em Saúde Coletiva no IFF/Fiocruz. Possui graduação em Psicologia pela UFF (Niterói/RJ, 2015) e mestrado em Saúde da Mulher e da Criança pelo IFF/Fiocruz (2020). Pesquisadora das Ciências Humanas da Saúde com interesse em infâncias, parentalidades, mídias digitais e narrativas.

Bethania Assy
Professora da Puc-Rio e da UERJ. PhD em Filosofia pela New School for Social Research – NY. Pós-doutorado Birkbeck Law School - Universidade de Londres (2012-2013). Coordenadora Adjunta da Cátedra Unesco Violence, Government and Governance Puc-Rio.

Bianca Borges da Silva Leandro
Sanitarista. Doutoranda em Planejamento Urbano e Regional. Mestre em Vigilância em Saúde. Bacharel em Saúde Coletiva e técnica de nível médio em Gestão em Serviços de Saúde. Atua como Tecnologista em Saúde Pública na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz.

Bruna Gabriela Monte de Oliveira Ramos
Psicóloga formada pela UFPE, mestra em psicologia pela Universidade Federal Fluminense. Educadora popular. Atualmente atuo no Plano Integrado de Saúde nas Favelas do Rio de Janeiro. Mulher preta, da periferia de Recife. Ouvindo histórias e tentando contar a minha.

Bruna Lidia Tano
Terapeuta Ocupacional. Doutorado em Educação Especial. Professora do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Espírito Santo. Integra a Rede Nacional de Pesquisas em Saúde Mental de Crianças e Adolescentes (Rede Pesq-SMCA) e o Instituto Càue.

Bruna Vanessa Dantas Ribeiro
Doutora em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS-Fiocruz), Mestre em Comunicação e Cidadania (FIC-UFG) e graduada em jornalismo. É gerente de projetos de criatividade e saúde mental na People’s Palace Projects do Brasil, da Queen Mary University of London. Trabalhou com pesquisa na Fiocruz.

Caique Azael Ferreira da Silva
Psicólogo e Mestre em Psicologia pela UFRJ. Atualmente, faz Doutorado em Psicologia na UFRJ e é membro da equipe de pesquisas do Dicionário de Favelas Marielle Franco, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

CARLA PACHECO TEIXEIRA
. Doutora em saúde coletiva pelo Instituto de Medicina Social (IMS/UERJ). Coordenadora Acadêmica Adjunta Nacional do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE). . Líder do Grupo de Pesquisa CNPq: Formação Profissional na Saúde: estudos no âmbito da graduação e pós-graduação.

Carlos Dimas Dimas Ribeiro
Professor associado da Universidade Federal Fluminense, exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo da Saúde Coletiva e Bioética. Participa do Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva.

Carlos Henrique Assunção Paiva
O curso objetiva discutir a história da saúde no Brasil em seus diversos períodos, com foco nas ações que se desenrolaram no século XX até a formulação do SUS, bem como questões estruturais que afetam o funcionamento do sistema de saúde, tais como iniquidades sociais, racismo estrutural e outras.

Celita Almeida Rosário
Doutora em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz. Pesquisadora Colaboradora no NIESP/Fiocruz e no Lateps/EPSJV/Fiocruz. Atua em pesquisas sobre os impactos sociais da COVID-19, políticas de vacinas, Interseccionalidade e saúde e Avaliação e Monitoramento em saúde.

Celso Ricardo Monteiro
Sacerdote do `se Igbin de Ouro; Especialista em Saúde Pública e Conselheiro da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde.

Claudia Leite de Moraes
Professora Associada do departamento de Epidemiologia do Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro/UERJ e do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família da UNESA. Coordenadora do Programa de Investigação Epidemiológica em Violência Familiar (PIEVF-IMS-UERJ) e do GT Violência e Saúde - ABRASCO.

Claudia Valeria Fonseca da Costa Santamarina
Doutora em Psicossociologia/UFRJ e em Saúde da Criança, da Mulher e do Adolescente/IFF-Fiocruz. Mestra em Psicologia das Práticas Socioculturais/UERJ. Membro da Assoc. Bras. Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), da ABRASCO e da Coletiva Livre Nacional de Mulheres e Saúde Mental Antimanicomial.

Cristiane Otoni Gomes
Terapeuta Ocupacional/UFMG. Membro da Coletiva Livre Nacional de Mulheres e Saúde Mental Antimanicomial/2021. Mestre em Saúde Coletiva IMS/UERJ (2013). Especialista em Saúde Mental/Residência UFRJ (2011). Trabalhadora do SUS desde 2006, na Saúde Mental e, desde 2012, na RAPS de Belo Horizonte/MG.

Daniela Riva Knauth
Professora do Departamento de Medicina Social, Faculdade de Medicina, UFRGS. Doutora em Antropologia Social pela Ecole des Hautes Etudes en Scieces Sociales, França. Mestre em Antropologia Social pela UFRGS. Pesquisadora Pq-Cnpq. Pesquisadora da área de gênero, sexualidade, HIV/Aids e juventude.

Danillo Goncalves de Barros
Médico graduado pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ), pediatra pelo Instituto Fernandes Figueira (IFF-FIOCRUZ), com pós-graduação em Saúde Pública e Mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP-FIOCRUZ).

Deborah Malta
Medica, Professora associada EE UFMG. Pesquisadora CNPQ. Doutora em Saude Publica, pos doutorado em Avaliação. Coordena a Rede GBD Brasil. Trabalhou no Ministério da Saude 2004-2015 e coordenou inquéritos nacionais: Pesquisa Nacional de Saude do Escolar, Pesquisa Nacional de Saude, VIGITEL, VIVA

Deivison Mendes Faustino
Deivison Faustino é doutor em sociologia e professor do PPGSSPS-UNIFESP. É autor de diversos livros e artigos sobre Frantz Fanon, capitalismo e racismo, pensamento antirracista, saúde da população negra e colonialismo digital

Denise Martin Coviello
Professora associada no Departamento de Medicina Preventiva (UNIFESP). Editora da revista Interface- Comunicação, Saúde, Educação. Experiência em Antropologia da Saúde: interfaces entre a Antropologia e a Saúde Coletiva, saúde mental, processos migratórios transnacionais e saúde.

Débora Freitas de Oliveira Pinheiro
Jornalista de formação e mestre em ciências da comunicação, com trajetória na comunicação pública, atua na defesa do SUS e do fortalecimento da comunicação pública. Eleita delegada da 2a Conferência Livre Nacional de Comunicação e Saúde. É uma das organizadoras do Fórum Permanente de Comunicação e Saúde.

Diana Anunciação Santos
Socióloga, Doutora em Ciências Sociais. Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, vice-diretora da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO); coordenadora do GT Racismo e Saúde da ABRASCO, membra do Comitê Técnico Estadual de Saúde da População Negra da Bahia.

Diádiney Helena de Almeida
LICENCIADA E BACHAREL EM HISTÓRIA PELA UFRJ MESTRE EM CIÊNCIAS PELA CASA DE OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ) DOUTORA EM HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA SAÚDE PELA CASA DE OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ) EM COTUTELA COM A UNIVERSIDADE DE COIMBRA GRADUANDA EM LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PELA UFRJ

Diego Felix Miguel
Doutorando em Saúde Pública - USP, Mestre em Filosofia - USP, Especialista em Gerontologia pela SBGG e membro da diretoria da SBGG SP. Atua na gerência do Convita - Patronato Assistencial Imigrantes Italianos e padrinho da Associação EternamenteSou.

Dulce Aurelia de Souza Ferraz
Psicóloga, doutora em Saúde Coletiva, pós-doutorado em Psicologia Social pela Université Lumière Lyon 2 (França) e Université de Lausanne (Suíça). Analista de gestão em saúde na Fiocruz (Brasília), pesquisadora associada ao Pôle de Psychologie Sociale Lyon 2 e editora executiva da Global Public Health.

Edinilsa Ramos de Souza
Graduação em Psicologia pela UFPE, Mestrado e Doutorado pela FIOCRUZ. Atuo há mais de 30 anos na FIOCRUZ/ENSP/CLAVES, onde desenvolvo e coordeno estudos e pesquisas sobre acidentes e violências. Oriento mestrandos, doutorando e bolsistas de iniciação científica na ENSP/FIOCRUZ.

Eduardo Hage Carmo
Médico, mestre e Doutor em Saúde Pública. Pesquisador e professor da pós graduação da Fiocruz/Brasilia e médico da Secretaria de Saúde do DF e consultor ad hoc da OMS, membro do Painel de Especialistas sobre RSI e Comitê de Revisão do RSI sobre recomendações permanentes para COVID-19 e mpox da OMS

Elaine Reis Brandão
Professora Associada do Departamento de Ciências Sociais e Humanas em Saúde do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora do CNPq.

Emiliano de Camargo David
Doutor em Psicologia Social (PUC SP). Especialista em Psicopatologia e Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). Psicólogo Clínico e Acompanhante Integrante do Instituto AMMA Psique e Negritude.

Fabiene de Moraes Vasconcelos Gama
Professora Adjunta do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É coordenadora do Grupo de Pesquisa "Gêneros, Imagens e Políticas" (CNPq/UFRGS) e do Núcleo de Antropologia Visual (NAVISUAL/UFRGS).

Felipe Fachim
Psicólogo com doutorado e Educação: Psicologia da Educação. Atualmente é professor adjunto da Universidade de Pernambuco.

Fernanda do Nascimento Martins
Mestre em Educação Profissional em Saúde. Educadora e pesquisadora que pratica e luta por uma sociedade equânime, antirracista, acreditando no potencial transformador da educação e da cultura. Atuando nas áreas da Saúde Coletiva, Educação, Cultura e Identidade Racial.

Fernanda Ribeiro dos Santos de Sá Brito
Fernanda Sá Brito. Nutricionista. Mestra em Políticas Planejamento e Gestão em Saúde (ENSP/Fiocruz). Doutora em Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) Professora Adjunta do Departamento de Nutrição Social e Aplicada (DNSA) do Instituto de Nutrição José de Castro (INJC) da UFRJ

Flavia Blikstein
Psicóloga atuante no campo da Saúde Mental há 20 anos. Tem mestrado em Psicologia Social pela PUC-SP e doutorado em Saúde Pública pela USP. Além disso, atua como docente no curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana e pesquisadora nas áreas da infância e adolescência, direitos humanos e saúde pública.

Gabriel Lima Simoes
Sou um nordestino que gosta de andar por aí construindo redes de afeto e conhecimento. Fiz doutorado em Políticas Públicas na UERJ e trabalho na Fiocruz. Tenho sido movido por discussões ligadas às políticas públicas voltadas para territórios vulnerabilizados, direitos humanos e pessoas deficiência

Gabriela Junqueira Calazans
Psicóloga, especialista em Saúde Coletiva, mestre em Psicologia Social (PUC-SP) e doutora em Medicina Preventiva (FMUSP). Pesquisadora da Faculdade de Medicina da USP e recém aprovada como docente do Instituto de Psicologia da USP. Pesquisa sexualidade e gênero, prevenção de HIV, direitos humanos

Gilney Costa Santos
Pesquisador em saúde pública - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/Fundação Oswaldo Cruz

Gizele Martins
Gizele Martins, cria da Maré, comunicadora comunitária, jornalista, mestre em Periferias Urbanas, escritora e doutoranda em Comunicação pela UFRJ. Atua no Dicionário Marielle Franco e na Coalizão de Mídias Periféricas, Faveladas, Quilombolas e Indígenas.


Greice Maria de Souza Menezes
Médica, epidemiologista, Doutora em Saúde Coletiva. Instituto de Saúde Coletiva. Universidade Federal da Bahia. Integrante do Fórum Estadual sobre Aborto Legal da Bahia.

Inara do Nascimento Tavares
Pesquisadora Indígena Sateré Mawé.É docente no curso de Gestão em Saúde Coletiva Indígena no Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena - Universidade Federal de Roraima. Compõe o GT Saúde Indigena - Abrasco.

Jaqueline Oliveira Soares
Mestre em Saúde Coletiva, possui especialização em Apoio a Saúde, em Saúde Pública. Servidora as SES/RS. A partir de outubro de 2017, integra a Divisão de Equidades na área técnica da Política de Saúde da População Negra do RS, faz parte da coordenação do Grupo de Trabalho Saúde e racismo da ABRASCO

Jorge Henrique Santos Saldanha
Fisioterapeuta. Doutor em Saúde Pública pelo ISC/UFBA. Docente do curso de Fisioterapia da UFBA e do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho – PPGSAT/UFBA. Realiza pesquisas em Saúde do Trabalhador; Gênero e Trabalho; Atenção Básica em Saúde e Saúde das Pessoas com Deficiência.


José Carlos da Silva
Doutor em Educação. Sanitarista. Professor. Pesquisador. Interesse nas áreas de educação permanente em saúde, educação popular em saúde, educação em saúde antiracista, saúde da população negra e saúde dos homens. Membro da ABRASCO. Membro da ABPN.

José Mauro da Conceição Pinto
Graduado em História pela UFRJ, Especialista em Direção de arquivos pela UFF, Mestre em Comunicação, Imagem e Informação pela UFF, Graduado em Arquivologia pela UFF e Especialista em Saaúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ. É professor-pesquisador da Escola Politécnica Joaquim Venâncio/ Fiocruz.

José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres
Médico sanitarista, professor titular do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP na área de Atenção Primária à Saúde. É professor colaborador da Universidad Nacional de Lanús, Argentina, e do Brazil Lab, da Universidade de Princeton, USA.

José Roberto Franco Reis
Doutor em História Social pela Unicamp. Pesquisador em Saúde pública da COC- Fiocruz, vinculado ao Observatório História e Saúde . Temas de pesquisa: História das políticas de Saúde e da Psiquiatria; cidadania e cultura de direitos; História do trabalho e dos trabalhadores.

Josiane Nunes Maia
Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina. Mestra em Saúde Coletiva. Doutoranda em Saúde Coletiva. Enfermeira na Estratégia Saúde da Família no Município desde 2014.

Juliana Leandro dos Santos
Mestra em Odontologia em Saúde Pública pela UFMG - Linha de Pesquisa: Políticas Públicas, Planejamento, Gestão e Avaliação em Saúde; graduação em Odontologia pela UESB (2009); Atualmente atua como Cirurgiã-Dentista (Atenção Básica) na ESF e como professora do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera.

Juliana Lofego Encarnação
Professora do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Acre. Doutora em Informação, Comunicação e Saúde (ICICT/Fiocruz, 2015). Pesquisadora do Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (IMS/UERJ). Interesses: saúde, políticas de comunicação e comunicação indígena.

Keila Cristina Costa Barros
Enfermeira, doutoranda em Enfermagem e Saúde, pela UFBA. Coordenadora do CnaR Aracaju. Membra do grupo de pesquisa sexual., vulnerab., drogas e gênero-UFBA. Integrante do MNPR. Fundadora do projeto social Cuidando da Maloca. Autora do livro “Mulheres da maloca: cuidado, gestão e situação de rua”.

Kenio Costa de Lima
Professor titular da UFRN e bolsista produtividade CNPq 1B. Coordenador-geral de Políticas de Envelhecimento Ativo e Saudável e Desenho Universal da Secretaria Nacional de Direitos da Pessoa Idosa do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania. Integra o GT Envelhecimento e Saúde Coletiva da ABRASCO

Leandro David Wenceslau
Médico sanitarista e médico de família e comunidade, doutor em Saúde Coletiva (IMS/UERJ), Mestre em Educação (UFPE), professor do Departamento de Internato da Faculdade de Medicina da UFJF e do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UFJF.

Leny Alves Bomfim Trad
PhD em Ciências Sociais e Saúde. Pós-doc em Antropologia da Saúde (Lyon II), e estudos raciais (CUNY). Prof. Titular do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA); coordena o Programa Comunidade, Família e Saúde (FASA). Integra a coordenação do GT/CLACSO Salud Internacional y Soberanía Sanitaria (SISS)

Leonardo Carnut
Livre-Docente em Ciências Sociais em Saúde pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutor em Saúde Pública (Ciências Sociais e Humanas em Saúde) pela USP em associação à Universidad Nacional de La Plata (UNLP), Argentina. Doutor em Saúde Pública pela USP. Especialista em Neofascismo, Saúde e Educação.

Ligia Giovanella
Pesquisadora sênior Ensp e Cee Fiocruz. Integra coordenação da Rede de Pesquisa em APS

Liliana Santos
Integra o Grupo de Estudos Trabalho, Educação e Gestão em Saúde - GETEGS ISC/UFBA. Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo (1996), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2002) e doutorado em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva/UFBA (2014).

Liliane de Jesus Bittencourt
Professora da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Saúde Coletiva. Pesquisa sobre saúde da população negra, transtornos alimentares, atenção básica à saúde, políticas de saúde, segurança alimentar e nutricional. Vice coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Raça e Saúde - NEGRAS

Livia Neves Masson
Graduação em Serviço Social (2011). Mestre em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto EERP/USP. Doutoranda em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto EERP/USP. Estágio Cientifico Avançado em Doutoramento pela Universidade do Minho - Braga/Portugal. Bolsista CAPES.

Luanda de Oliveira Lima
Educadora Popular em Saúde, feminista e mãe da Rosa. Doutora em Saúde Coletiva (IFF/Fiocruz), Mestra em Sociologia e Antropologia (UFRJ), Especialista em Gênero e Sexualidade (CLAM/IMS/UERJ). Atualmente integra o Núcleo de Coordenação do GT de Educação Popular e Saúde da Abrasco.

Lucia Dias da Silva Guerra
Professora Universitária. Pós-Doutorado em Saúde Global e Sustentabilidade. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Saúde Coletiva e Graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Co-organizadora do Observatório de Economia Política da Saúde.

Luciana Pionório Rocha de Arandas
Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba (PPGS/UFPB). Pesquisadora da Vivência Gorda em busca do estabelecimento de uma Sociologia Gorda como um Sociologia do Transborde.

Luciane Pezzato
Professora do Eixo Trabalho em Saúde do Instituto Saúde e Sociedade da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista. Doutora em Saúde Coletiva - FCM/Unicamp, com pós-doutorado em Educação - FFP/UERJ. Vice líder do Diretório de Pesquisa do CNPq - Análise Institucional e Saúde Coletiva.

Luis Eugênio de Souza
Professor associado da UFBA. Doutor em Saúde Pública - Université de Montreal (2002). Presidente da World Federation of Public Health Associations (2022-2024). Diretor do Instituto de Saúde Coletiva/UFBA(2021-2025).

Luiz Antônio Teixeira
Coordenador adjunto do Programa de Pós-graduação em Saúde da Mulher e da Criança do IFF/ Fiocruz e do Programa de Pós-graduação em Saúde da Família da UNESA/RJ. Bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Luiz Augusto Facchini
Professor titular do Departamento de Medicina Social da UFPEL; presidente da ABRASCO 2009-2012; Coordenador da Rede de Pesquisa em APS da ABRASCO

Luís Eduardo Batista
Cientista Social - doutor em Sociologia. Atualmente Assessor para Equidade Racial em Saúde no Gabinete da Ministra da Saúde Nísia Trindade. Atuou na Comissão de Ciências Sociais da ABRASCO. Integra o GT Racismo e Saúde e integrou o Conselho Deliberativo da Diretoria da Abrasco.

Maelison Silva Neves
Psicólogo, docente no Departamento de Saúde Coletiva e no Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva da UFMT. Pesquisador do Núcleo de Estudos Ambientais e Saúde do Trabalhador (NEAST/UFMT). Atuação nas temáticas: Trabalho, Ambiente e Saúde Mental nas regiões produtivas do agronegócio.

Maira Gabriel Anhorn
Maïra Gabriel trabalha na Redes da Maré. Graduada em Ciências Políticas pela Sciences Po Paris. É uma das idealizadoras do Espaço Normal - espaço de referência de redução de danos na Maré. Supervisora de campo da pesquisa Construindo Pontes sobre o impacto da violência armada na Maré.

Marcelo Eduardo Pfeiffer Castellanos
Sociólogo, doutor em saúde coletiva e pós-doutor em sociologia. Professor associado no ISC/UFBA. Coordenador associado do FCPGSC/ABRASCO. É líder do CONTEMPLEDUCA - Grupo de pesquisa em práticas contemplativas para o bem-viver, cuidado e sustentabilidade na educação superior (CNPq).

Marcelo Fornazin
Pesquisador no Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da ENSP Fiocruz. Coordenador do GT Informação, Saúde e População (GTISP) da Abrasco. Atua com ensino e pesquisa no campo de Sistemas de Informação em Saúde.

Marciglei Brito Morais
Enfermeira Sanitarista, historiadora, doutoranda em Saúde Coletiva no ISC/UFBA (Bolsa CAPES), mestra em Educação pelo PPGED/UESB (Bolsa FAPESB). Pesquisadora do Observatório de Saúde Global e Diplomacia da Saúde/CRIS/Fiocruz, com análises sobre as Organizações da Sociedade Civil no cenário global.

Marco Aurélio de Almeida Soares
Proponente e coordenador do mini curso INHA CORPA, MINHA PREVENÇÃO COMBINADA; Apresentação de trabalho e co apresentação com as orientandas.

Marcos Aurélio Matos Lemões
Doutor em ciências pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Pós Doutorado pela Universidade Federal de Pelotas- UFPel. Desenvolve estudos de saúde em Regiões de fronteiras, Trabalha com protocolo de fluxos de pacientes no MERCOSUL.

Marcos Pellegrini
Médico, doutor em em Antropologia Social. É professor do Instituto de Antropologia, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Roraima.

Maria Aparecida Affonso Moysés
Médica pediatra, Prof.a Titular de Pediatria / UNICAMP. Militante do Despatologiza - Movimento pela Despatologização da Vida

Maria Cecília Minayo
Socióloga (UFRJ)Mestre em Antropologia Social (UFRJ),Doutora em Saúde Pública FIOCRUZ Editora Chefe da Revista Ciência & Saúde Coletiva da ABRASCO. Editora Regional da Revista Environmental Health Perspectives. É bolsista 1A de produtividade do CNPq. Pesquisadora emérita da FAPERJ e da FIOCRUZ.

Maria Clara Marques Dias
Maria Clara Dias é formada em psicologia e doutora em Filosofia. É Professora Titular do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva.. É pesquisadora do CNPq e Cientista do Nosso Estado (FAPERJ).

Maria Cristina Ventura Couto
Doutora em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB/UFRJ). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas de Saúde Mental, Prof. do Mestrado em Atenção Psicossocial, ambos do IPUB/UFRJ. Integrante da Rede Nacional de Pesquisas em Saúde Mental de Crianças e Adolescentes.

Maria da Conceição dos Reis
Graduada em Pedagogia, mestra e doutora em Educação pela UFPE. Professora do Centro de Educação da UFPE. Pesquisadora da Educação das Relações Étnico-Raciais. Pró-reitora de Extensão e Cultura. Líder do Laboratório de Educação das Relações Étnico-Raciais (Laberer).


Maria Inês da Silva Barbosa
Assistente Social; mestrado em Serviço Social, e doutorado em Saúde Pública. Experiência em gestão em políticas antirracistas, de gênero, educação e saúde. em órgãos do governo e agências das Nações Unidas. Militante em movimentos populares e negro, desde os 15 anos. Equede do Terreiro do Cobre.

Maria Juliana Moura Correa
Graduada em Serviço Social. Mestre em Serviço Social. Doutora em Saúde Coletiva - Epidemiologia. Foi membro dos Centros Colaboradores em Saúde do Trabalhador no Mercosul (PUCRS) e da Vigilância Epidemiológica em Saúde do Trabalhador (ISC/UFBA). É pesquisadora associada Ensp/Fiocruz.

Maria Luisa Jimenez Jimenez
Filósofa, Dra. em Estudos de Cultura - UFMT, pós doutoranda em Psicossociologia UFRJ, Professora Pós-graduação em Diversidade e Inclusão em Gestão PUC-Minas e PPG Comunicação UEL. Faz artivismo com o coletivo lute como uma gorda, coordena a Pesquisa Gorda – Grupo de Estudos das Corporalidades Gordas

Maria Luiza Garnelo Pereira
Sanitarista e Antropóloga, desenvolve pesquisas qualitativas com foco em saúde indígena, populações rurais e minorias étnico raciais

Mariana Vercesi Albuquerque
Geógrafa, Pesquisadora e atual Chefe do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fiocruz. Estuda respostas às emergências sanitárias enfocando território, políticas e sistemas de saúde. Integra a Rede Zika Ciências Sociais (Fiocruz).

Marianna da Cruz Bezerra
Médica infectologista pela UFMS (2019-2022); graduada em Medicina pela UNIFENAS BH (2012-2018). Atuou como médica no CTA Campo Grande - MS, com foco em prevenção e tratamento de IST e hormonização trans (2022-2023). Professora efetiva do curso de medicina da UEMS.

Mariela Pitanga Ramos
Mestre e Doutoranda em Saúde Coletiva - PPGSC/UFES. Integrante do grupo de pesquisa Observatório de Saúde na Mídia - ES (OSM-ES/UFES). Servidora Pública na Secretaria de Saúde do Espírito Santo. Membro do Grupo Temático Comunicação e Saúde da Abrasco. Pesquisas nas áreas de Comunicação e Saúde.

Marilene Cabral do Nascimento
Cientista social, mestre e doutora em Saúde Coletiva, docente pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense, pós-doutora pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, membro do GT Abrasco RM-PIC, da RedePICS Brasil e do Núcleo Decolonialidade e Saúde Coletiva.

MARIZE CONCEIÇÃO VENTIN LIMA
Enfermeira, Mestre em Promoção da Saúde, especialista em Saúde da Família. Atuou como Enfermeira do Programa de Hanseníase e tuberculose no município de Recife. Atualmente é Gestora de Projetos na Netherlands Hanseniasis Relief - NHR Brasil.

Marselle Nobre de Carvalho
Doutora em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Brasília. Professora Adjunta do Departamento de Saúde Coletiva. Tutora na RMSF e orienta no PPGSC da Universidade de Londrina (UEL). Coordena o Grupo de Pesquisa GES - Gênero, Equidade e Saúde.

Marta Verdi
Professora do Departamento de Saúde Pública e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFSC, linha de pesquisa em Bioética e Saúde Coletiva. Líder do Núcleo de Pesquisa em Bioética e Saúde Coletiva/UFSC. Membro do Núcleo Gestor da Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da ABRASCO.

Martin Mezza
Psicólogo (UBA), Psicanalista (APOLa), Mestre em Saúde Mental Comunitária (UNLa), Doutor em Saúde Coletiva (ISC-UFBA). Professor e pesquisador em Saúde mental, Ciências Sociais e psicanálise. Pós-doutorando em participação social e incorporação de tecnologias em saúde.


Miriam Ventura da Silva
Graduada em Direito. Mestre e Doutora em Saúde Pública. Profª Associada do IESC/UFRJ, coordena o Laboratório Interdisciplinar de Direitos Humanos e Saúde. Desenvolve estudos sobre direito à saúde e o sistema de justiça; saúde global e direitos humanos; direitos sexuais e reprodutivos.

Monica Cruvinel
Usuária da RAPS de Campinas, Conselheira Municipal de Saúde e Coordenadora da Coletiva Livre Nacional de Mulheres e Saúde Mental Antimanicomial.

Mônica Nunes
Médica psiquiatra, PhD em Antropologia, Professora Titular do Instituto de Saúde Coletiva – UFBA, Coordenadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Saúde Mental – NISAM, Membro do Núcleo Coordenador da Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da ABRASCO,.

Nelson Filice de Barros
Prof. Tit. CS em Saúde, Coord. Lab. de Prát. Alt., Comp. e Integ. em Saúde e Coord. Curso "Prát. Integ. em Saúde: Expansão da Cultura de Cuidado" da FCM/Unicamp. Coord. Fórum de Coord. de PG em SC ABRASCO e Presid. do Research Committee 15 Sociology of Health/ International Sociological Association.

Paloma Silva Silveira
Professora adjunta do curso de Psicologia da UPE campus Garanhuns. Psicóloga, Doutora em Saúde Pública pelo ISC/UFBA e Mestra em Psicologia pela UFPE. Pesquisadora associada ao MUSA/ISC/UFBA, ao LabEshu/UFPE e colaboradora do Observatório de Análise Política em Saúde (OAPS/ISC/UFBA).

Paula Gaudenzi
Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher - IFF. Principais temas de pesquisa são Subjetividade, Sofrimento, Clínica e Cuidado. Coordeno a Pesquisa Crianças e adolescentes com experiências trans: violência, subjetividade e práticas de cuidado.


Pedro José Santos Carneiro Cruz
Professor do Departamento de Promoção da Saúde da Universidade Federal da Paraíba. Membro do Conselho Deliberativo da Abrasco.

Priscila Cardia Petra
Advogada (UFF), especialista em Direito Público (UERJ), mestre e doutoranda em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (ENSP/PPGBIOS). Pesquisa o Movimento Antivacina e o ódio antigênero no Brasil. Integra o Projeto Políticas de vacinação do PNI e a Coletiva de Bioética Flor de Jacarandá.

Rachel Gouveia Passos
Pós-doutora em Direito pela PUC/SP. Professora da Graduação e da Pós-Graduação em Serviço Social da UFRJ. Atualmente está como Assessora Técnica Especializada no Departamento de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas da Secretaria de Atenção Especializada em Saúde do Ministério da Saúde.

Rafael Machado da Silva
Pessoa não binária Coordenador Nacional do Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR) em Alagoas; Conselheiro Nacional de Assistência Social (CNAS); Presidente do Comitê Gestor da Política Nacional para a População em Situação de Rua em Alagoas.

Raimunda Nonata Carlos Ferreira
Assistente Social da Auditoria-Geral do SUS/MS; Coordenadora de Gerenciamento das Ações de Auditoria em Atenção Primária, Saúde Indígena e Temáticas de Saúde, Mestra em Serviço Social pelo ISMT-Coimbra/PT, especialista em Política Social e Serviço Social (UnB) e, em Saúde Coletiva (UnB).

Regina Maria Barbosa
Graduação em Medicina, mestrado e doutorada em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora A da Universidade Estadual de Campinas/Núcleo de Estudos de População Elza Berquó. Área temática de investigação: aids, sexualidade, gênero, saúde reprodutiva e políticas públicas.

Regina Yoshie Matsue
Regina Yoshie Matsue é antropóloga, professora do Departamento em Medicina Preventiva da Unifesp. É doutora em Relações Internacionais pela Universidade de Tsukuba/Japão. É membro da Comissão Científica da CSHS na Abrasco desde 2018. Área de pesquisa: migração e saúde em contextos interculturais.

Renata Coutinho Pereira
Médica sanitarista e mestranda em Saúde Coletiva (Unicamp), graduada pela Universidad Maria Auxiliadora (Paraguai, 2014), revalidada pela UFMG (2016) e pelo Ministério de Universidades (Espanha, 2019). Foi Conselheira Municipal de Saúde em Campinas em 2022 e tem sido trabalhadora no SUS desde 2016.

Renata Pekelman
Mestre em Educação - UFRGS/ Médica de Família e Comunidade; Docente da Faculdade de Ciências da Saúde e das Residências em Saúde da Família e Comunidade/GHC. Coordenação do GT de Educação Popular e Saúde - ABRASCO

Ricardo Burg Ceccim
Sanitarista, Mestre em Educação, Doutor em Psicologia, Pós-Doutor em Antropologia Médica, Professor da Universidade Federal Rural do Semiárido e da Fiocruz Brasília.

Ricardo Weibe Nascimento Costa
Weibe Tapeba, ativista, advogado, líder, faz parte da FEPOINCE e, em 2016, foi eleito vereador do município de Caucaia/CE. Weibe é um dos líderes da articulação dos povos indígenas do Nordeste. Por sua forte atuação, Tapeba é reconhecido e respeitado por diversas lideranças indígenas no país.

Richarlls Martins da Silva
Richarlls Martins é pesquisador, coordenador executivo do Plano Integrado de Saúde nas Favelas do Rio de Janeiro, consultor do Fundo de População da ONU e coordenador da Rede Brasileira de População e Desenvolvimento. É mestre em Políticas Públicas em Direitos Humanos e doutorando em Saúde Coletiva

Rita de Cássia Pereira Fernandes
Pós-doutora, Erasmus University. Professora titular da FMB e permanente dos Programas de Pós-graduação em: Saúde, Ambiente e Trabalho e em Saúde Coletiva, da UFBA. Pesquisadora da Saúde do Trabalhador, distúrbios musculoesqueléticos, acidentes de trabalho e trabalho precário contemporâneo

Rosamaria Giatti Carmeiro
Docente da Universidade de Brasília, Dep. de Saúde Coletiva. Programa de Pós-Graduação de Estudos Comparados sobre as Américas. Coordenador da CASCA - Coletivo de Antropologia e Saúde Coletiva.

Rosely Fabrícia de Melo Arantes
Jornalista, Comunicadora e Educadora Popular. Mestra em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz Pernambuco e Pesquisadora do Laboratório de Saúde, Ambiente e Trabalho do Instituto Aggeu Magalhães (LASAT/IAM) Fiocruz PE e do Programa Saúde, Ambiente e Trabalho (PSAT) da Fiocruz - Unidade Regional Brasília

Roseni Pinheiro
Profa Assoc. e Docente do Corpo Permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do I.M.S.Hésio Cordeiro da UERJ. Líder do GP do CNPq LAPPIS desde 2004.Membro da CCSHS da ABRASCO de 2006-2016. Coord. Conselho Consultivo da BVS Integralidade da BVS Brasil FIOCRUZ-BIREME/PAHO/OPAS/OMS, desde 2005.

Rossano Cabral Lima
Mestre e Doutor em Saúde Coletiva (IMS/UERJ). Professor Associado e Vice-Diretor do Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro - UERJ. Membro do GT de Saúde Mental da ABRASCO e da Rede Nacional de Pesquisas em Saúde Mental de Crianças e Adolescentes. Médico psiquiatra de crianças e adolescentes.

Sandra Raquew dos Santos Azevêdo
Professora do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba. Autora dos livros Perfis em Jornalismo Cultural; Mulheres em Pauta: gênero e violência na agenda midiática; Cartografias: escritos sobre mídia, cultura e sociedade; Gênero, Rádio e Educomunicação: caminhos entrelaçados.

Sara Emanuela de Carvalho Mota
Doutora em Saúde Pública em pós doutoramento no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. Compõe o Grupo de Trabajo CLACSO de Salud Internacional y soberanía sanitaria e a Coalizão Brasileira por Evidências.

Silvia Bezerra dos Santos
Graduação em Comunicação Social (UFPE), especialização em Comunicação e Saúde (ENSP/Fiocruz), mestrado em Saúde Pública (IAM/Fiocruz PE) e doutoranda em História (UFPE). Servidora da Fiocruz, membro do GT Comunicação e Saúde, da ABRASCO, participante do grupo de pesquisa Comunicação e Saúde (CNPq).

Simone Monteiro
Doutora em Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) e pós doutora pela Columbia University. Pesquisadora em saúde pública do Instituto Oswaldo Cruz da Fiocruz. Bolsista de pesquisa do CNPq

Sílvia Monnerat Barbosa
Professora Adjunta da FGV CPDOC. Mestra e doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ. Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela UFRJ.

Sonia Maria Fleury Teixeira
Doutora em Ciência Política, Mestre em Sociologia, Graduada em Psicologia. Pesquisadora sênior do CEE/FIOCRUZ., onde desenvolve investigações sobre os temas de democracia, proteção social, cidadania, federalismo. No ICICT/FIOCRUZ, coordena o Dicionário de Favelas Marielle Franco. wikifavelas.com.br

Soraya Fleischer
Professora do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília. Recentemente, publicou seu novo livro, Na cozinha da Antropologia, pela Editora Papéis Selvagens.

Stefani Santos
Fani Santos - Favelada, ativista antiproibicionista, articuladora política e comunicadora na RENFA, comunicadora do Instituto em Defesa da População Negra (IDPN), constrói a Coalizão Negra por Direitos, Conselheira na Comissão permanente de políticas de drogas e saúde mental do CNDH.

Stephania Gonçalves Klujsza
Doutora em Antropologia pelo PPGA/UFF, pós-doutoranda pelo IESC/UFRJ. Pesquisa sobre gênero, violência obstétrica, saúde e formação médica.

Suely Deslandes
Socióloga. Pesquisadora Titular da Fiocruz. Membro do Comitê gestor de CSHS_Abrasco. Pesquisadora PQ CNPq 1C

Tainã Queiroz Santos
Enfermeira, mestre em Saúde Comunitária pelo Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutoranda em Saúde Coletiva pela mesma instituição (ISC-UFBA), com área de concentração em Ciências Sociais em Saúde.

Talita Rodrigues da Silva
Graduada em Psicologia pela UFPE, com residência em Saúde da Família pela UPE e mestrado em Saúde Pública pela IAM-Fiocruz. Atualmente é educadora e pesquisadora do SOS Corpo - Instituto Feminista para a Democracia.

Thainá Affonso Laerte Miranda
Bacharela em Saúde Coletiva pelo ISC/UFBA. Residente no programa de residência multiprofissional em Saúde Coletiva com concentração em planejamento e gestão em saúde - ISC/UFBA.

Thaisa Simplicio Carneiro Matias
Assistente Social, mestre e doutora em Serviço Social (UFPE e UFRN, respectivamente), vinculada ao Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Integra o Fórum Paraibano em Defesa do SUS e contra as Privatizações.

Tiago Braga do Espirito Santo
Enfermeiro graduado pela EEAP-UNIRIO; Mestre e Doutor em Ciências pela EEUSP. Professor adjunto de Saúde Mental da Faculdade de Enfermagem da UERJ. professor efetivo no Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UERJ e no Programa de Mestrado Profissional em Atenção Primária à Saúde da UFRJ.

Ubiraci Silva Matos
Filho da Aldeia de Coroa Vermelha na Bahia, é aprendiz de pajé e pesquisador do universo da saúde. Usa o conhecimento ancestral do seu povo para lembrar que não se faz saúde coletiva falando só do individual.

Vânia Maria de Souza Rosa
Ex-pessoa em situação de rua. Coordenadora do Fórum Estadual Permanente sobre Pessoa Adulta em Situação de Rua do Rio de Janeiro. Idealizadora e presidente do Projeto Juca - Juntando os cacos com arte e Coordenadora do Coletivo Rua Solidária RJ.

Viviane Marinho da Costa
Professora adjunta do Instituto de Nutrição Josué de Castro - INJC/UFRJ. Atua nas discussões sobre decolonialidades e interseccionalidades em alimentação, nutrição e saúde.

Walter Ferreira de Oliveira
Professor da UFSC, pós oc Yale e Unicamp. Lidera Grupo de Pesquisas em Políticas de Saúde/Saúde Mental ,Núcleo de Humanização, Arte e Saúde . Editor Cadernos Brasileiros de Saúde Mental. Ex-presidente da Abrasme. Autor de Pedagogia da solidariedade, com Paulo Freire, Nita Freire; Educação social de rua.

Wellington Pinheiro dos Santos
Wellington Pinheiro é Professor do Departamento de Engenharia Biomédica da UFPE, Doutor em Engenharia Elétrica, e líder do Grupo de Pesquisas em Computação Biomédica. É especialista em Inteligência Artificial aplicada à saúde, com ênfase em apoio ao diagnóstico por imagem e sinais e novas terapias.